Menu
ODS 12

Economia Circular e Moda

Conheça mais sobre o ODS 12 e a importância da Economia Circular na Moda

17
Objetivos
169
Metas
2030
Prazo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, e tem como proposta atingir 169 metas e 17 objetivos de políticas públicas universais até 2030. Aborda-se cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis

Um dos objetivos é a ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis, que garante padrões de consumo e de produção sustentáveis. Uma das ações que colocam tal objetivo em prática é a chamada Economia Circular, uma forma de produzir e consumir que visa a otimização de recursos, a redução de desperdício dos mesmos, além de seu máximo aproveitamento.

Economia Circular na Moda

Na moda, a Economia Circular é essencial pois propõe uma nova visão sobre o uso dos recursos na indústria têxtil, este conceito é imprescindível para um setor que gera enormes quantidades de resíduos e impactos ambientais. Ao invés de serem descartados após o uso, os itens de moda podem ser reparados, reciclados ou transformados em novos produtos.

Modelos de Negócios Circulares

Brechós

Revenda de roupas usadas, prolongando o ciclo de vida das peças

Aluguel de Roupas

Uso temporário de peças, maximizando o aproveitamento

Bazares

Comercialização de itens diversos, promovendo o reuso

Nossa Missão

Partindo desses princípios, o brechó Mão a Mão se mobiliza para comercializar peças de roupa de uma maneira mais sustentável e acessível para todo tipo de público, sendo assim, ativista nas causas ambientais, tentando conscientizar nosso público sobre o mal que a superprodução da indústria têxtil e o descarte incorreto causa ao nosso planeta.

Copyright © Escrito por Letícia Falcão. Integrante do TCC de Meio Ambiente: Economia Circular e Moda: Alternativas ao Descarte Exacerbado de Têxteis.